quinta-feira, 21 de junho de 2007

Estudo do Meio

Que interessante a “oficina”da profa Ligia sobre “estudo do meio”ou “trabalho de campo”, mobilizou em mim um assunto sempre recorrente na vida do professor, como juntar teoria e prática? Ou ainda, como sair da sala de aula com os alunos?
Que coisa mais interessante que você disse: “estudo do meio” é estarmos dentro e, no mesmo momento nos distanciarmos em um movimento dialético onde não há separação entre teoria e prática.
Entre os professores o trabalho de campo vem se apresentando como “uma prática escolar” que as vezes aparece socializada entre colegas em forma de relato de experiência e raras vezes aparece como uma prática escolar fundamentada.
No entanto hoje ouvimos você Ligia, falando de uma forma tão abrangente colocando a sala de aula como “o lugar do acontecer” o “lugar da voz”.
A palavra que vem carregada emoções, a palavra que é vida.
Por trabalharmos com as palavras as vezes não nos damos conta de sua força. Nem mesmo refletimos sobre a realidade em que vivemos e que pode ser materializada no discurso pela linguagem.
O trabalho de campo, como alargador dos conhecimentos, abrindo a sala de aula.Que imagem clara se formou em mim a partir de sua fala.
Quando propomos aos alunos “trabalho de campo”a classe entra em efervescência considerando quase uma excursão e portanto um lazer . E prazer e trabalho continuam separados. O trabalho, como vocês sabem, vem do latim “tripalium”que era aquele garfo do diabo, portanto na sua origem significava castigo. Então estudar e trabalhar não podem estar associados ao prazer.
O professor levar o aluno ao “campo”no lugar do acontecimento e avançar para ir alem da compreensão do que é visível usando da dinâmica da interação colocando o aluno como sujeito produtor de seu espaço e portanto mais próximo a exercer a tão falada cidadania.

Acho Ligia, que todos que ouviram sua fala saíram com outra visão do trabalho de campo. Espero ter aberto um debate sobre o assunto.

Vou voltar a reler alguns autores que você comentou. Obrigada pela oportunidade dessa reflexão.

Abraços Helia

Nenhum comentário: