quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A linguagem dos mapas

Já deve ter acontecido alguma vez com você: Quando chega o momento de introduzir a linguagem dos mapas no ensino de algum conteúdo curricular dá aquele medo!

Muitas vezes nós mesmos, professores, nos questionamos se relamente sabemos a finalidade de um mapa. Seria só para nos localizar no espaço? Apesar disso não ser pouca coisa, a cartografia nos auxilia na interpretação de várias questões, tanto geográficas, como históricas e ambientais.

Para Ivanilton de Oliveira o mapa é uma forma de comunicação e para que as informações que ele veicula seja bem compreendida é importante explorarmos todas as propriedades da cartografia. Neste sentido, o texto do professor nos ensina um pouco mais sobre os referenciais de localização e orientação e, principalmente, sobre o título e a legenda de um mapa, potencializando o trabalho com o Atlas de Sumaré.

Vale a pena ler!

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Tania

Eu sou suspeita para falar de mapas. É um assunto, para mim, fascinante. Na minha dissertação, o eixo condutor do meu texto foi todo em cima de mapas e da Orientação (que é um esporte que une mapas + corrida), na qual eu trabalhei bastante no Colégio Militar.
Parabéns pela iniciativa desde blog. Deixo um abraço e um link para toddas a coisas que ando colecioinando sobre mapas:
http://del.icio.us/suzzinha/mapas/

abnraço
Suzana Gutierrez

Anônimo disse...

Opa Tania!

Muito legal o seu trabalho! parabéns!

Se te interessa uma abordagem interdisciplianr dos mapas (cinemática dos mapas) veja este texto aqui:

http://aprendendofisica.pro.br/blog/2007/12/20/cinematica-dos-mapas/


[]'s

Anônimo disse...

Suzana, soube de seu blog por aqui! Visitei e.. muito legal os sites que vc indica lá!