sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Trabalho de Campo

O trabalho de campo deve ser planejado pelo professor em parceria com a turma, de forma que as crianças se sintam como pesquisadoras.
Neste sentido, algumas etapas de trabalho devem ser realizadas, como:

♦ A escolha
do assunto/tema que desejamos estudar.
♦ A articulação da temática escolhida com o eixo do trabalho pedagógico.

♦ O levantamento do que sabem sobre o assunto que destacado para a pesquisa.

♦ A elaboração de questões sobre as quais desejamos respostas.

♦ A listagem de possíveis fontes de consulta para a nossa pesquisa.

Como organizar essas atividades?
Na organização de uma atividade fora da escola as questões de infra-estrutura devem ser vistas e revistas para que se possam evitar imprevistos.
Nesse sentido, é interessante levantar tudo o que é necessário para organizar a saída.

♦ A direção da escola está ciente?
♦ Foi feito contato com antecedência com os responsáveis pelo local da visita?
♦ Houve confirmação através de ofício ou verbalmente? Com quem se falou?
♦ Os responsáveis autorizaram por escrito a participação das crianças?
♦ Será necessário transporte? Que tipo de transporte?
♦ Haverá custos? Quem vai assumi-los, os pais ou a escola?
♦ Como podemos tornar os custos mais baixos?
♦ Será necessário levar lanche? Vamos lanchar antes de sair da escola ou no local visitado? O lanche será coletivo?
♦ É necessário levar material para anotações, ou atrapalha mais do que ajuda? É necessário levar gravador?
♦ É preciso levar agasalho?
♦ Tem uma caixa de primeiros socorros para uma emergência?
♦ O tempo previsto é suficiente? Que horário a turma vai sair? Qual o horário previsto para o retorno?
♦ As crianças estão com um crachá contendo endereços e telefones para contato?
♦ Alguns responsáveis acompanharão a turma?
♦ A saída fica inviabilizada se chover?

O professor, ou outro profissional da escola, deve ir ao local para conhecê-lo e observar de perto as condições que ele oferece para receber os alunos. É seguro? Agradável? É instigante para o pensamento das crianças? Há guias ou outro tipo de assessoramento por parte da instituição que estará recebendo os alunos?

Essas questões de infra-estrutura podem ser partilhadas com os alunos durante a organização do evento, o que favorece uma série de articulações com diferentes conteúdos. Os alunos podem ler informações sobre o local, ler mapas para a escolha do melhor trajeto, calcular os custos da saída, escrever o texto da autorização para os pais assinarem, escrever com a professora o ofício solicitando a visita, listar o que deve ser levado e tomar decisões coletivas.

O que fazemos depois?

É sempre necessário realizar uma avaliação com os alunos. A atividade atendeu às nossas expectativas? Aprendemos coisas novas? Os combinados foram cumpridos? Respondemos a nossas dúvidas? O que descobrimos de novo? Que decisões vamos tomar a partir das novas descobertas?


Adaptado de http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/vis/vistxt5.htm 04/06/2007

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